top of page

Aprovado Grupo de Trabalho proposto pelo PS para avaliar a situação do Sector Vitivinícola

A Comissão de Agricultura e Pescas aprovou ontem, por unanimidade uma proposta do Partido Socialista que consiste na constituição de um Grupo de Trabalho do Sector Vitivinícola com o objectivo de fazer uma avaliação concreta da situação actual do sector, avaliar as medidas e acções existentes e propor medidas adicionais. O Grupo de Trabalho, com o prazo mínimo de 120 dias, irá apresentar um relatório final sobre o sector vitivinícola.

Adega Glória Reynolds - Monte da Figueira

“O vinho é dos produtos endógenos mais valiosos à escala nacional, por isso é fundamental controlar as importações com o objectivo de defender uma das principais marcas nacionais, que são os vinhos de Portugal”, observa Nélson Brito, deputado coordenador dos socialistas na Comissão de Agricultura e Pescas. Através desta iniciativa, o Grupo Parlamentar do PS pretende efectuar uma radiografia do sector, ouvindo nos próximos meses os produtores e as organizações desta área de actividade, de forma que o Parlamento possa contribuir com propostas que reforcem a competitividade do sector vitivinícola português.

Na origem deste requerimento estão as recentes declarações do Ministro da Agricultura propondo um “travão” ao modelo de ajudas à reestruturação das vinhas o que levou a diferentes reacções das organizações do sector.

Recorde-se que, em 2021, a viticultura gerou 725,4 milhões de euros em actividade económicos directos e criou 26.415 empregos, segundo dados do estudo “Sector do Vinho – Avaliação de Impacto Socioeconómico em Portugal”, apresentado pela Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV) e a Nova School of Business & Economics (NOVA SBE).[1] Gabinete de Imprensa GPPS.

A importância da vinha e do vinho no Alentejo destaca-se pelos números se tivermos em conta que em 1989 existiam 11.510 ha de vinha e que, segundo a ultima estatísticas (31/7/2023), passou para 24.443 ha. Depois da região do Douro, o Alentejo foi a região vitivinícola que mais projectos viu aprovados num total de 155.083.774,00€ [2] Redacção -Instituto da Vinha e do Vinho

 

Commentaires


bottom of page