Esta tradição de celebrar o S. Martinho, felizmente vai-se mantendo nas freguesias do concelho de Arronches.
Começámos o périplo na freguesia de Assunção para no dia seguinte estarmos presentes na Associação dos Amigos da Esperança, onde se reunirem os fregueses com muitos convidados, entre os quais autarcas do concelho, como a presença do Presidente da Câmara, Vice-presidente e vereadora da cultura, acompanhados por Luís Janeiro, Presidente da Junta local.
O lume crepitava e as castanhas iam assando, para serem distribuídas pelas mesas, onde se encontrava o pão com chouriço, salgados e doces, junto aos quais as múltiplas bebidas para todos os gostos. Para finalizar este convívio que o celebrar o S. Martinho proporciona, foi servida a açorda muito reconfortante porque caia a noite e a temperatura começava a baixar.
Entre os muitos presentes, escutavam-se conversas em vários idiomas, o que no fez saber da parte do Presidente da Junta de Freguesia de Esperança, Luís Janeiro o porquê deste ‘fenómeno’ na sua área geográfica. A explicação pode deixar alguns perplexos, pois tal como nós, não têm a noção da procura de estrangeiros por estas paragens do distrito aqui bem junto à Serra de S. Mamede.
Para Luís Janeiro o ‘fenómeno’ da multinacionalidade consiste “ numa característica muito interessante porque estamos muito habituados ao contacto com os estrangeiros. Estamos junto à raia e esse contado com os nossos vizinhos espanhóis tem sido sempre muito frequente”, no entanto ouvimos aqui e agora outros idiomas, interrogámos o porquê? Luís Janeiro seguiu o seu raciocínio para explicar que “neste caso temos pessoas de diferentes latitudes, como ingleses, alemães, belgas, italianos, brasileiros inclusive, que só vem enriquecer a nossa comunidade, porque para além dos habituais reformados estrangeiros, agora temos pessoas em idade activa em que alguns criam o seu próprio emprego, ”, frisou.
(Redacção|Fotos-N.A.)
Comments